Infertilidade

Infertilidade

Publicado em 5 de junho de 2023
Infertilidade

A infertilidade é uma condição que afeta, mundialmente, em torno de 15% dos casais em idade reprodutiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que a infertilidade é uma definição dada sempre ao casal, e nunca individualmente. O casal é classificado como infértil quando está tentando engravidar há pelo menos 12 meses, sem utilizar métodos contraceptivos e tendo relações bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual, porém não consegue obter uma gravidez de sucesso. Quando a mulher tem 35 anos ou mais, esse tempo pode ser alterado para 6 meses de tentativa.

Dentro da infertilidade conjugal, é possível investigar quais fatores poderiam estar relacionados – dentre eles, existem os fatores femininos e masculinos. Ambos compartilham da mesma porcentagem de contribuição para os casos de infertilidade conjugal, sendo que cerca de 30% se devem a fatores femininos e 30% aos masculinos. Os últimos 40% dos casos de infertilidade estão relacionados a ambos, incluindo também os casos de infertilidade idiopática, ou seja, sem causa aparente.

O diagnóstico do casal deve ser realizado por um profissional da saúde especializado em reprodução humana, que geralmente é um urologista e/ou um ginecologista.

Durante a investigação do casal alguns exames são importantes, como o exame físico e hormonal. Para os homens é adequado a realização do espermograma, e para as mulheres o ultrassom. Outros exames adicionais podem ser aliados na investigação, como contagem de folículos antrais e histerossalpingografia para elas, fragmentação do DNA espermático ou processamento do sêmen para eles, e cariótipo para ambos.

Dentre as principais causas de infertilidade masculina, podemos destacar a varicocele – uma das principais causas tratáveis, pois com a cirurgia de varicocelectomia é possível atingir a reversão desse quadro. Essa condição afeta o calibre das veias testiculares, permitindo que haja um refluxo sanguíneo, que por sua vez, conduz ao processo de estresse celular, prejudicando tanto os gametas quanto o sêmen. Já as mulheres podem ter fator de infertilidade em decorrência de condições como a endometriose, que ocorre quando há crescimento anormal de células de um tecido uterino (endométrio) em outras regiões abdominais, levando a um processo inflamatório intenso e prejudicando a formação e implantação do embrião.

Importante ressaltar que o estilo de vida também pode interferir nos fatores de infertilidade. Obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes, obstruções anatômicas do sistema reprodutor e infecções não tratadas são condições de risco. Ter hábitos saudáveis relacionados à boa alimentação, prática de atividades físicas e qualidade de sono são fortemente recomendados durante a tentativa de gravidez ou mesmo durante um tratamento de reprodução humana assistida, por exemplo. Muitas vezes, pequenas mudanças podem trazer resultados positivos para a fertilidade. Por isso, busque sempre profissionais especializados e estar em dia com o check-up da sua saúde.