​​Indicações de Filmes sobre HIV

​​Indicações de Filmes sobre HIV

Publicado em 13 de dezembro de 2022
​​Indicações de Filmes sobre HIV

Desde o surgimento do HIV/AIDS no início da década de 80, muito se falou sobre a doença e muita desinformação foi disseminada, no entanto alguns filmes foram capazes de elucidar com muita realidade os acontecimentos que se seguiram desde seu descobrimento e sobre a transformação social ocorrida na vida das pessoas infectadas pelo vírus. 

Nesse sentido, podemos citar três filmes que consideramos indispensáveis para que se compreenda todo o contexto envolvido desde o início da epidemia do HIV/AIDS, a identificação do vírus, os movimentos sociais e a realidade enfrentada por seus portadores:

E a Vida Continua (“And the Band Played On” de 1993, baseado no livro homônimo de 1987) – O filme relata o surgimento dos primeiros casos de AIDS e a luta de médicos e cientistas em todo mundo para identificar o agente causador da doença e como acompanhar os pacientes acometidos pela doença. Mostrando ainda os bastidores da descoberta do vírus e a disputa entre franceses e americanos como responsáveis pela identificação, o filme retrata de forma muito emocionante a mobilização social ocorrida neste momento de descoberta, assim como a discriminação enfrentada por grupos de vulnerabilidade e o desalento de pessoas contaminadas em seu rápido e progressivo desfecho fatal. O filme pode ser encontrado no Youtube e canais de streaming.
Filadélfia (Philadelphia, 1994) – O preconceito e todas as consequências negativas que os portadores da infecção pelo HIV enfrentaram enquanto pouco se sabia sobre a doença é retratado neste filme baseado em fatos, em que um proeminente advogado de uma renomada firma de advocacia, interpretado por Tom Hanks, vê sua vida mudar totalmente ao descobrirem sua soropositividade ao HIV. O drama recebe ainda mais contornos que ajudam a promover a conscientização e impedir a discriminação quando o personagem de Denzel Washington, um advogado homofóbico é contratado para intervir a favor de Hanks. O filme pode ser encontrado em canais de streaming.
Os Primeiros Soldados (2022) – Este filme brasileiro tem sua história passada entre 1983 e 1984 onde um grupo de amigos decidem passar o réveillon juntos e acabam se infectando com o vírus HIV. Apesar de haver outros filmes nacionais que retratam a vida de pessoas acometidas com a doença, este filme mostra com detalhes o drama vivido pelos primeiros portadores de HIV no Brasil, a discriminação e preconceito que até hoje ainda estão presentes em nosso meio pela falta de informação do público a respeito da doença.  O filme lançado há pouco mais de 3 meses ainda está disponível na maioria dos cinemas.

​​ Conteúdo elaborado por Thiago Guerino – Gerente de Produto do Brasil Apoio